Hoje, 29 de maio, foi aberto ao tráfego a 1ª. fase da Variante à EN210, em Celorico de Basto. A nova ligação a Mondim de Basto também já é parcialmente transitável. O investimento nesta obra foi de 7,6 milhões de euros.
A reposição da circulação foi precedida da vistoria conjunta com o Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) e a Autoridade para a Segurança Rodoviária (ANSR).
Numa extensão de 1,6 km, os automobilistas já podem circular na nova variante à EN210, entre a Rotunda da Zona Industrial de Celorico de Basto e a Rotunda de Lordelo.
A ligação a Mondim de Basto encontra-se aberta ao trânsito num troço de 1,4 km. Esta nova ligação terá 2,1 km de extensão, aquando da sua conclusão, com início na Rotunda de Lordelo e término na zona de Mondim de Basto.
Dos 3,7 km que compreendem a totalidade deste empreendimento, ficam por abrir ao tráfego apenas 700 metros.
A empreitada incluiu ainda a construção de duas novas Pontes, uma sobre o Rio Veade, com 154 metros de extensão, já transitável, e outra sobre o Rio Tâmega, com 232 metros de extensão. Nesta última, e durante o dia de hoje, será realizada a betonagem do 6º e último vão da Ponte, estando prevista a conclusão integral da empreitada no final do mês de junho de 2020.
Recorde-se que o empreendimento agora parcialmente terminado, concretiza a construção da 1ª. Fase da Variante à EN210. Futuramente terá continuidade para Norte, até Corgo, constituindo a 2ª. Fase da Variante, ainda em fase de projeto.
Os trabalhos na ligação a Mondim de Basto possibilitaram a criação de um primeiro lanço da Variante à EN304, com cerca de um quilómetro, incluindo o alargamento da plataforma para construção de uma ciclovia para ligar o centro da Vila à Ecopista do Tâmega.
As cinco ligações previstas à rede local abrangerão três rotundas e dois entroncamentos (ambos na EN304).
A concretização desta nova ligação encurtará a extensão do atual trajeto de 8,6 quilómetros para 3,7 quilómetros, permitindo a redução do tempo de percurso em condições de segurança reforçadas, passando dos atuais 20 minutos para apenas cinco minutos.